The Cool Factor
Há um tempo atrás, ao passear pela net, li em um blog um pensamento que já é da opinião de algumas pessoas a algum tempo.
Algo como: hoje em dia, um jovem para estar na moda tinha que ouvir música clássica, se vestir a rigor, ter um vocabulário formal, gostar de ler…
A moda é como as várias correntes artísticas que existiram tendo as suas características próprias no que diz respeito aos costumes, vestuário e toda a linguagem envolvente.
O objectivo da moda deve ser inovar, destacar e até, em alguns casos, chocar!
Na minha opinião, uma pessoa estará sempre na moda se for
Cool!
Alguém Cool é alguém bem sucedido e que tem uma identidade própria e marcante. Essa pessoa tem o poder de influenciar e pouco ou nada se deixa ser influenciada!
(Aqui começo a criar uma checklist do que, para mim, define o que é ser Cool!)
Originalidade/ Autenticidade: sempre que uma pessoa cria uma nova forma de fazer algo essa criação ficará sempre associada ao seu criador.
Repetições e/ou plágios são coisas que não são Cool.
Ex.: Sempre que se diz “*D’oh” associa-se logo ao Homer Simpson ou quem não associa “do you feel lucky, punk” ao Clint Eastwood e/ou ao personagem que ele interpretou que falava essa frase (Harry “Dirty” Callahan - 1971).
Espontaneidade/ Naturalidade: as coisas têm mais valor quando não são fingidas ou forçadas.
As vezes as coisas podem não ser inventadas pela pessoa (“nada se cria mas tudo se copia”) mas se ela adoptar, e até incluir um toque pessoal, pode resultar muito bem.
Ex.: Em geral, as mulheres ficam bonitas de sapatos de saltos altos mas há algumas que não sabem/conseguem andar com eles e quando forçam andam curvadas pela rua dando passos grandes… não é natural e não é Cool!
Assertividade: A capacidade da pessoa fazer algo que é certo pois se adapta bem à situação. Se uma pessoa consegue ter atitudes que se adaptem bem ao momento então é Cool!
Convicção: Uma das características mais importantes e fundamental para alguém ser Cool é a sua segurança no agir. Uma pessoa que é Cool pode ser a única a ter certa atitude mas ela está segura de si própria e não haverá coisas que a desviem.
Ex.: Bosco B.A. Barracus, do A-Team, sempre que entrava num bar bebia só um copo de leite. Não importava quantas pessoas estavam no bar e se riam dele ou não, mas ele sempre bebia um copo de leite.
Dei aqui exemplos de personagens para o público em geral compreender.
O factor Cool reflete-se na maneira de agir, vestir, falar… em todas as áreas em geral.
Uma pessoa Cool não tem medo de demonstrar aquilo que pode ser considerado como suas fraquezas porque está segura de si!