HBZone
<-----------------------> H B Z O N E _ é _ p r o p r i e d a d e _ d e _ H U G O B E N J A M I M <-----------------------> H B Z O N E _ i s _ p r o p e r t y _ o f _ H U G O B E N J A M I M <----------------------->
Wednesday, August 01, 2007
  We get so much in the habit of wearing disguises before others that we finally appear disguised before ourselves.
[citação de Francois de La Rochefoucauld]

Depois de receber aqui um comentário da jovem Aline (a.k.a. “Simplesmente”) fui visitar o blog dela para a conhecer e, caso encontrasse algum post interessante, comentá-lo. Encontrei um post, chamado "Respostas", que captou a minha atenção de maneira particular porque fazia uma reflexão sobre uma situação que já me fez o que pensar mas acho que nunca tinha exteriorisado num post. A situação alvo da análise é quando as pessoas nos perguntam como estamos.

“Como estás?”
Parece um gesto simples de cordialidade mas o que é certo é que nos leva a fazer uma rápida avaliação da nossa situação no dado momento.
Nós nem sempre iremos responder o que pensamos porque, a maioria das vezes, trata-se mais de um gesto de cumprimentar, uma saudação passajeira do que uma pergunta sincera de preocupação onde a pessoa esteja disposta a parar e ter uma conversa extensa e/ou a ouvir problemas. Também temos que proteger a nossa privacidade e não andar por ai expondo nossas vidas e por isso iremos naturalmente omitir muita coisa. Embora haja pessoas que quando ouvem tal pergunta começam a contar suas desgraças com pessoas ou em ocasiões que nem sempre são apropriadas.

O que é certo é que se fosse para fazer essa pergunta com o intuido de receber mesmo uma resposta seria como pedir um relatório completo e honesto, coisa que não iamos saber como responder.
Por que nós não nos conhecemos!

Até certo ponto, eu acho que aprofundando a questão “como estás [agora]?” teriamos uma pergunta bastante filosófica tipo “quem és [agora]?”.

As variáveis que formam tal equação são tantas que nem conseguimos ter resposta para a pergunta. Na verdade, como estamos em constante mudança para nos adaptarmos às circunstâncias sempre temos novos estados que são únicos (porque é uma adaptação nossa, dos nossos recursos do momento, às circunstâncias no nosso ponto de vista particular, num espaço e tempo específico).
Por isso eu não sou o mesmo Hugo que era a 5 minutos atrás...
Quando comecei a escrever este post tinha algo em mente que é totalmente diferente do que tenho agora...

Para a resposta à pergunta “quem és?” acho que é mais relevante o “para onde vais?” do que o de “onde vens?”.
A origem da pessoa e seu passado não identifica ou caracteriza a pessoa tanto como o saber o que essa pessoa andeia no seu futuro. Porque uma pessoa pode ter tido uma grande infância ou juventide mas depois desperdiçar num futuro sem proveito.
Como aqueles casos de pessoas que têm todos os ingredientes para serem boas pessoas mas parece que escolhem não o ser. Pois bem, essa escolha é que caracteriza a pessoa. Acho que é uma grande agravante a pessoa supostamente ter tudo a seu favor e utilizar isso para fazer aquilo que é mal.
Da mesma forma, há felizmente aquelas pessoas que ninguém dava nada por elas, muitos desprezavam e que até podiamos dizer (se isso existisse) que até tinham desculpa para serem pessoas amarguradas e egoístas mas, em vez disso, conseguiram superar tudo isso...

Não importa como estamos, importa sim para onde vamos e como planeamos alcançar esse objectivo.
Vamos ter grandes objectivos e na nossa caminhada até eles vamos nos aperfeiçoando!
 
Comments:
txiii mto a frente. Eu sei do que falas, aquelas pessoas que as vezes tem tudo são as que mais desperdiçam, lógico que não é geral ! Enquanto as que passaram por azares que interferiram de alguma maneira com a felicidade são as que lutam mais por um futuro perfeito, não perfeito no sentido de perfeição mas sim no seu intuito da perfeição pessoal (a qual se pode chamar objectivo pessoal). Ok, ponho me a falar e depois não me calo :P alem de que nem sei se me fiz entender. Cuida te sim?!
 
Eu não tenho muita certeza disso...
sem quererdiminuir a sua ideia, eu não acho que seja bem assim, talvez por eu se uma pessoa que nao tem medo de responder que estou mal, na hora do como vai...
Mas acho que a questão é outra..
Porque se nesse extao momento começassemos uma conversa trivial e vc me perguntasse pra onde eu vou, minha resposta seria: eu não tenho a minima ideia... e a partir daí de onde eu vim e aonde eu estou se tornam importantes.. porque na minha opinião a pergunta mais apropriada seria quem é vc, agora? mesmo sabendo que essa seria uma pergunta com sei bilhoes de respostas diferente para um memesmo ser humano...
 
Ana:
Obrigado pelo comentário... a muito tempo que eu ansiava um comentário teu! xD

Bianca:
Claro que você não diminui a minha ideia ao discuti-la.
Eu sei que fiquei um bocado confuso durante o post!
Mas você está certa quando diz que para se fazer uma estimativa do futuro temos que ver os comportamentos passados... Mas a pessoa sempre alterar seu estado ou maneira de ser (para o bem ou para o mal)...

Mas gostei muito do seu comentário.
Obrigado e volte sempre!
 
Antes de iniciar um pequeno comentario ao teu mais recente post, aproveito desde ja por manifestar os meus parabens ao teu blog. Denota-se escrita com prazer, com analise, com profundidade e sobre temas interessantes.
Qt ao teu novo post, realço que a questão em analise tem sido presentemente alvo de bastante reflexão e critica. A pergunta "como tas?" ou "td bem?" e tds os elementos inerentes a estas,acima de tudo puderão ser analisadas sobre este principal aspecto: O questionante pára ou tá parado qd a faz e o questionado esta parado ou digna-se parar qd da resposta a tal abordagem? As variadas combinaçoes possiveis a tirar do estado da acçao destes 2 sujeitos envolventes , levam a diferentes interpretaçoes na minha opiniao.
 
Oi, obrigada por me visitar. Gostei do seu blog, vou te visitar mais vezes. Naum tive tempo de ler tudo, mas prometo q passo aki depois.
Bjs pra vc.
 
Gostei do post: interessante e oportuno.

Ei, fui o teu visitante número 3000! :p Fiz um print screen e tudo!
 
Tsubasa:

Mas que grande comentário, hã?!
Esta muito bom e ainda continua a reflexão do post...
Bom!

Vitória:

Você escreve mesmo muito bem e tem temas muito bem escolhidos...
Sugiro o teu blog a todos!
E obrigado pelo elogio ao meu blog!

Tigui:

Obrigado mais uma vez pela visita e elogios...
Tb tenho passado lá no teu blog...
 
Pois é...se eu gritasse, não seria mais uma sonhadora. A não ser que a aflição de expressão fosse maior que o próprio sonho, o que faria dele um fardo. E a questão é exatamente essa...a gente acaba perdendo a própria existência.

Que sonhos se realizem pra que, de objetivo em objetivo, sejamos sempre sonhadores, e possamos nos aproximar de um grande objetivo, que nos financia o crescimento e a vontade de viver!

Gostei muito do teu blog e do teu ponto de vista sobre o meu post =)

Beijos!
 
Olá Hugo! Muito prazer. Obrigada pela visita e pelo simpático comentário! Seu blog é muito interessante, bom para refletir sobre pequenas questões da vida, que passam despercebidas...! E que legal que vc é de Portugal...
Um beijo, sucesso.
 
Isso! Mas quase lá...também estou repensando pela nossa conversa, já que pode haver mil interpretações.

Na citação é esta ordem: grito/segredo/sonhador. Mas o entendimento pode se fazer ao contrário. Gritar é anunciar o que não é mais segredo, quando não se é mais um sonhador. Isso não quer dizer abandonar os sonhos, e sim conseguir concretizá-lo e passar para o seguinte, já que então vc terá mais confiança de que sonhos são possíveis. Será, na verdade, sempre um sonhador.
Compliquei? ;)
 
Eu também ;)

Talvez porque somos seres em constante mudança!
 
Post a Comment



<< Home

My Photo
Name:
Location: Itaboraí, Brazil

Só uma mente divina consegue conceber um ser como eu!

View my Hi5 profile

View my Orkut profile

View my Twitter profile
=======================================



PREVIOUS POSTS
=======================================

LINKS
Sentido Contrário - Awls99
The New Atheist - Vit Esewer

=======================================

ARCHIVES
September 2006 / October 2006 / November 2006 / December 2006 / January 2007 / February 2007 / March 2007 / April 2007 / May 2007 / June 2007 / July 2007 / August 2007 / September 2007 / October 2007 / November 2007 / December 2007 / January 2008 / February 2008 / April 2008 / May 2008 / August 2008 / October 2008 / November 2008 / January 2009 / April 2009 / May 2009 / June 2009 / July 2009 / August 2009 / November 2009 / December 2009 / January 2010 / March 2010 / April 2010 / March 2011 /


=======================================

Adicionar HBZone aos favoritos!!!

HBZone