“It must be love!”
[“It must be love!” era (ou é) o título de uma música de um antigo grupo inglês (de rock, sei lá) chamado, Madness]
A pergunta que foi colocada, pelo Tigui, no seu
blog, há uns tempos atrás foi: Amor à Primeira Vista – Ficção ou Realidade?.
Acho que todos partilhamos a mesma ideia quanto ao assunto.
A resposta é “não”.
As pessoas vulgarizaram e descaracterizaram muitas palavras e a palavra “amor” é uma delas!
O amor a primeira vista é um impulso baseado na aparência. Essa atracção imediata e superficial é melhor definida por “paixão”.
Aquele sentimento carinhoso que se tem em relação a parentes é classificado como afecto.
A camaradagem entre amigos é catalogado como amizade (este era mesmo dificil de descobrir!).
Amor é um sentimento mais profundo. Eu diria que essas três componentes (afecto, amizade e paixão) estão no Amor e, dependendo das alturas, estarão mais evidentes.
Não pode ser paixão porque tem que ser alicerçado! Uma pessoa tem que conhecer a outra para dizer que a ama verdadeiramente e, não é afecto ou amizade, pois a ligação é mais forte e exclusiva.
Mas eu, como romântico, vou mais longe e acho que o Amor é uma união das pessoas. A união faz uma quase perfeita sintonia entre as pessoas, se complementando, deixando aquela saudade da “cara metade” quando estão longe, aquela admiração quando se está perto...
Mas, hoje em dia, isso está muito banalizado.
Vejo casais na rua agindo com agressividade um contra o outro. Pois isso não é Amor é Sindrome de Estocolmo!
Para as crianças digo: tenham calma! Também acho que muitos relacionamentos são muito imaturos e as pessoas têm de deixar a ânsia de brincar de casinha!
A mania de ficar pulando de relacionamentos dizendo “eu te amo” também não aprovo. Sossega!
Bem, podia continuar falando mas acho que já compreenderam o meu ponto de vista e vão fazer amigos por ai que isso é muito bom e, caso ainda não tenham encontrado o Amor, quem sabe é hora?!
Ahh e o “amor a primeira vista” é impossivel porque “o amor é cego”! (ok... foi mais forte que eu fazer esta piada foleira! :p)
Para compensar e acabar bem, coloco uma citação de Sean Connery que eu acho muito bonita: “Love may not make the world go round, but I must admit that it makes the ride worthwhile.”