Conferênciando
Esta semana foi uma semana de conferências. Tudo começou a uns tempos atrás quando apareceu aquela professora que veio lá de Londres nos dar aquela tal aula... (tenho um
post que relata essa história).
Na realidade o que parece que aquela professora veio fazer é preparar o caminho para as conferências que se seguiam. Por isso é que nos perguntou se estávamos interessados em trabalhar numa conferência, se nosso inglês estava bom, etc, etc. Assim que ouvi a proposta, (eu que gosto de sair da rotina) me candidatei logo! Então estive sempre a me colocar a par da situação, perguntando como seria, o que teríamos que fazer, quando, onde, com quem, etc... Vi que teria que faltar a umas poucas aulas mas também não seria isso que me ia impedir de trabalhar!
Então apareceu a primeira conferência, dia 28 de Março, no Departamento de Comunicação e Arte (
DeCA). O DeCA que costuma ser “the place where normal things don't happen very often” (porque é o departamento ligado as artes e tem gente bonita mas meio maluquinha...), recebeu 2 professores estrangeiros (Alan Dix e Saul Greenberg) para fazer uma pequena palestra. Muita gente apareceu para ver aqueles senhores que são referências no mundo do design digital.
Nesta pequena conferência o pessoal já ficou com a boca aberta. Foi espetacular o tema e como o apresentaram. Aquela sabedoria transmitida naquela descontração foi verdadeiramente algo inspirador.
Mas estávamos preparando o caminho para a conferência internacional. “Estávamos” porque agora eu também já estava participando em trabalhos. Já tinhamos falado e trocado mensagens umas vezes, já tinhamos ido ver o local da conferência e avaliado as condições, já tinha ido num restaurante falar com o dono como seria a arrumação da sala... já tinha feito umas coisinhas.
Dois do meus amigos que também iam participar ficaram doentes na ultima da hora, por isso era preciso arranjar mais voluntários. Caso não conseguissemos já tinhamos um plano de emergência que seria eu a trabalhar sozinho um dia todo e o outro rapaz no outro, mas isso não seria a situação ideal. Então eu fiquei incumbido de recrutar, nesta ultima hora, mais colegas para auxiliar nas tarefas mas ninguém parece ter me levado muito a sério na altura...
Logo, havia essas vagas a serem preenchidas. Acabando esta conferência 1, a professora que estava a organizar faz o apelo pedindo mais dois ajudantes. Como eu era o único presente que também estava envolvido na organização, a prof chama-me para eu mostrar o plano da organização e o programa da conferência (porque eu estou sempre previnido e ando com tudo).
[Nisto passa por nós o Prof Alan Dix e, pensando que eu era um voluntário da ultima hora, brinca comigo perguntando “Are you number two?!” a prof responde logo “No, he’s number one! He’s the one that’s here from the benning…” então ele “ohh, sorry!”… Isto devia também entrar para o meu curriculum! Prof Alan Dix me pediu desculpa! Eheheheheh... É verdade! Mas ele é um senhor muito bem humorado e simpático. Foi muito interessante falar com ele... e depois nos próximos dias ele já me conhecia...]
Mas lá arranjamos voluntários. Até arranjamos mais voluntários do que precisavamos! Depois houve lanche...
A conferência internacional fica para outro post!
Agora que descobri fotos destes eventos na página do DeCA! Mas nenhuma comigo! (Vou cobrar ao Prof chefe do departamento... :p)
Esta foto está na página do DeCA (
http://www.ca.ua.pt/PageGallery.aspx?id=37), foi tirada pelo prof José Nunes, e mostra o prof Alan Dix (o senhor que está mais de frente para a camera) aqui do lado direito o perfil do Gonçalo Cavaleiro (que foi o fotógrafo oficial da conferência e um dos ajudantes da "ultima hora") e o resto sao cabeças que não sei de quem são... e atrás do Alan estão aqueles sumos horriveis com gosto de remédio!