HBZone
<-----------------------> H B Z O N E _ é _ p r o p r i e d a d e _ d e _ H U G O B E N J A M I M <-----------------------> H B Z O N E _ i s _ p r o p e r t y _ o f _ H U G O B E N J A M I M <----------------------->
Monday, February 19, 2007
  Leg Godt

[“Brinca bem” é o significado das palavras do titulo do post, em Dinamarquês. A junção dessas duas palavras deram origem ao nome da empresa “Lego”, fundada em 1932, por Ole Kirk Christiansen.]

Depois da pequena referência histórico-cultural, continuo escrevendo ainda um bocado sobre a infância porque parece que deixei dúvidas no último post sobre aquilo que penso.

A infância da pessoa é muito importante porque é nesse tempo que a pessoa está sendo formada e socializada. Daí vem a minha atenção especial a esse tempo.
Se esses alicerces não forem bem construidos a pessoa não será um bom adulto.

Claro que poderá fazer terapias mas, se não houver uma operação divina, o sujeito nunca passará de ser uma má pessoa. Porque as terapias irão atenuar a situação mas acho que será como domar um animal selvagem: ele sempre será selvagem e há o grande perigo de, um dia, ele nos apanhar à traição.

Digo “criminoso”?! Não, especificamente.
A pessoa pode ser pouco adaptada na sociedade por ser uma pessoa omissa (popularmente chamada de: “pessoa frouxa”). Não tomando atitudes, não se impondo naquilo que é certo. Quantas injustiças ja foram feitas porque não houve pessoas que não disseram “basta”?! ou simplesmente porque não houve pessoas que denunciaram esses casos?! A sua pacividade os torna cúmplices. Podem querer se enganar e pensar “Não tive nada a ver com aquilo! Não fui eu que fiz!” mas o certo é que se, naquela hora, tivesse tido outra atitude poderia ter evitado muita coisa.

Noutro extremo, a pessoa também pode ser um frouxo camuflado, sendo aquele que diz que faz muita coisa mas, na hora, não faz nada ou o que faz não é certo. São estas pessoas que fazem uso de títulos ou posição social como “arma” contra as outras pessoas porque sabem que sozinhos não são nada. Esta é a pior espécie porque não costuma ficar neutra mas a sua insegurança é tanta que a leva a atacar outros e/ou fazer escolhas más e precipitadas. Questões de preconceito, racismo, xenofobia e covardias, em geral, incluo neste grupo também.
Houve um tempo que eu me questionava porque certas pessoas tinham tal comportamento. Até que um dia, vendo tv, eu parei num documentário onde as especialistas disseram que quando uma pessoa é ofensiva para nós, sem razão nenhuma, isso quer dizer que ela é extremamente insegura e essa é a sua defesa: o ataque. Eu, depois disso, comecei a pensar e vi que era verdade.

Tudo isto é porque são pessoas que não aprenderam a lidar com situações e diferenças na infância. Pessoas mimadas que nunca ouviram um “não” e por isso não sabem lidar com sua frustração ou individuos que foram maltratados e não superaram traumas de infância, tendo inveja dos outros. Sujeitos mal preparados para a vida que parece que nunca ninguém lhes disse que a vida seria assim e, na realidade, ninguém deve ter dito mesmo. Isso explica seu mau juízo de valores e discernimento.
Assim, porque não houve esse periódo pleno de socialização na infância, a sociedade tenta recuperar esse tempo.

Se estas pessoas tivessem “brincado bem” na infância, hoje, não estariam assim!
 
Comments:
Concordo contigo. E quanto aos legos, adoro...
 
eu continuo a querer arranjar um homem como o prof de sociologia!
 
APOIO...
 
Post a Comment



<< Home

My Photo
Name:
Location: Itaboraí, Brazil

Só uma mente divina consegue conceber um ser como eu!

View my Hi5 profile

View my Orkut profile

View my Twitter profile
=======================================



PREVIOUS POSTS
=======================================

LINKS
Sentido Contrário - Awls99
The New Atheist - Vit Esewer

=======================================

ARCHIVES
September 2006 / October 2006 / November 2006 / December 2006 / January 2007 / February 2007 / March 2007 / April 2007 / May 2007 / June 2007 / July 2007 / August 2007 / September 2007 / October 2007 / November 2007 / December 2007 / January 2008 / February 2008 / April 2008 / May 2008 / August 2008 / October 2008 / November 2008 / January 2009 / April 2009 / May 2009 / June 2009 / July 2009 / August 2009 / November 2009 / December 2009 / January 2010 / March 2010 / April 2010 / March 2011 /


=======================================

Adicionar HBZone aos favoritos!!!

HBZone