[*D’oh!: Famosa interjeição cómica, frequentemente utilizada pelo chefe da familia Simpsons, Homer, que exprime um sentimento de “isto não devia ter acontecido!”. Segundo a wikipédia, esta interjeição foi aceite pelo dicionário de Inglês da Osford. Uma expressão que também já entrou no vocabulário dos jovens.]Nesta quarta-feira, houve a reunião do meu curso ( TIC - Tecnologias de Informação e Comunicação) para discutir qual será o tema para a “Semana do Enterro”.
Para quem não sabe: a “Semana do Enterro” é uma semana de integração, cheia de actividades para os estudantes da academia, especialmente os novatos do curso (os caloiros), e termina com um cortejo com carros alegóricos representando cada um dos cursos da universidade. Esse desfile tem como finalidade colocar fim a semana de festas e incorporar os caloiros na academia, integrando-os nos seus cursos.
Por esta minha breve e pobre descrição, fica implicita a idéia de “identidade”. Ao representar o curso e ao integrar os caloiros, eles farão parte do pessoal do curso de maneira mais oficial...
Sabem como é, não é?! É algo simbólico...
Este é o propósito destas festividades. Claro que as vezes ouvimos de coisas a correr mal mas, em TIC, como somos um grupo relativamente pequeno e só de pessoal boa gente, não tem havido coisas estranhas.
Mas para o cortejo temos que ter um tema e para identificar o pessoal do curso haverá t-shirts para cada curso.
É neste momento da história que eu entro!
Estas oportunidades de colocar ao dispor minhas capacidades artísticas, eu sempre aproveito!
Por isso, tive que estar presente na reunião para apresentar e explicar, caso necessário, minhas propostas.
Assim foi! Falamos dos vários assuntos relativos ao curso e depois apresentamos aos caloiros as propostas.
Das 3 propostas minhas, eu já tinha tudo planeado: uma para o carro, outra para a t-shirt e outra seria só uma just-for-fun. Este plano era com base na ideia, na sua fácil leitura e apreensão, em todo os conceitos implícitos nela existente, etc...
Estou escrevendo no passado porque os caloiros estragaram meu esquema. Fiquei indignado! Escolheram a ideia certa para o carro mas a que foi para a t-shirt foi a just-for-fun!
Eu sabia que não devia ter dado opções para eles. Colocava só as duas que queria e depois eles não teriam hipóteses de errar.
[Parece que só o caloiro Zé Pedro que compreendeu e gostou da outra ideia e por isso, para ele, mando aqui minhas saudações virtuais! (ele não deve ler meu blog mas mesmo assim ficou o reconhecimento!)]Mas, devo dizer que sou um novo homem agora, porque eu já ultrapassei isso!
Compreendo o porquê da escolha. Afinal, o meu just-for-fun é um desenho onde há uma grande componente humorística e estava muito bem representado. Modéstia à parte, está bem desenhado.
Estes desenhos não necessitam ter uma optima qualidade gráfica, rigor anatómico ou coisas assim... ele precisa é ser engraçado e fácil de entender!
Esta minha “tradição” (não é bem “tradição” mas eu não sei o que chamar por isso vai assim mesmo) começou no meu primeiro ano, quando, naquela mesma sala onde foi feita a reunião deste ano, o pessoal antes de começar foi para o quadro desenhar e eu também fui. Estava lá um jovem que eu não sei o nome a tentar desenhar mas não estava a conseguir representar a ideia dele. Então me pus do lado dele e fui fazendo e perguntando “é isto que queres?!” e ele foi sempre me dizendo “sim, tu estás lá!”... Depois o pessoal olha para o quadro e pergunta “de quem é aquele desenho?” e lá tive eu que fazer outra versão em papel. Este desenho foi para o carro do curso mas não foi para a t-shirt (parece que as t-shirts já estavam a ser feitas com outro desenho... sei lá..).
No segundo ano, já recebi uma encomenda do Arouca. Ele me disse como era a ideia dele então faço uma versão e mando para ele a espera de um “não era bem assim... tenta de outra maneira!”. Mas nunca cheguei a receber a resposta. O desenho era mesmo aquele e assim foi para a t-shirt e carro do curso.
Este ano, fizeram uma reunião com os caloiros e me voluntariaram para fazer os desenhos, mesmo eu não estando presente. Apresentei umas propostas e depois eles escolheram as que queriam. (Irei manter a ideia deste ano em sigilo para não estragar a surpresa!)
Daqui a uns dias irei colocar uma foto da t-shirt deste ano. Se algum TIC tiver fotos/videos dos outros anos ou tirar fotos deste pode enviar-me que eu publico aqui! Desde já agradeço a colaboração do pessoal!
[Falando em caloiros...
Eu descobri, no outro dia, que eu sou conhecido pelos caloiros por “HugoB”. Todos me chamam de “HugoB” mesmo sem eu os conhecer!
O que até faz sentido. Na internet (messenger, meu blog, blogs onde sou referenciado, Hi5...) e na minha assinatura está sempre o “HugoB”! Então sou o “HugoB” mesmo!
Ahh sim... na t-shirt, os meus amigos fazem questão de colocar a minha assinatura porque no ano passado eu não pus. Este ano já cobraram isso de mim! Vai estar lá mais um “HugoB” nas costas dos caloiros todos!]