Why don't we cut you up into little pieces and feed you to your pooches? Hmm? And then we'll see how loyal a hungry dog really is.
[Citação do Joker, no filme Batman: The Dark Knight]
Desligar-se das situações nem sempre é um exercício fácil porque temos muitas vezes que compreender o ocorrido e reflectir para podermos antecipar uma situação futura e evitar que se cometam os mesmos erros.
Nessa hora, adoptamos um pensamento analítico e estruturado que percorre algum percalço, em ciclo, até compreender a sua mecânica de funcionamento.
Essa característica reflecte algo chamado “peso da responsabilidade”.
O peso acarreta a maturidade pois se uma pessoa é madura, consciente e íntegra vai tentar ser racional antes de tomar as decisões da sua vida para que depois não faça coisas que venha a se arrepender. Irá proteger o seu investimento (e quanto maior o investimento, maior a responsabilidade)!
Eis os ingredientes para uma personalidade forte!
Uma pessoa assim não é facilmente influenciável mudando sua maneira de ser e opiniões conforme o meio e/ou companhias.
Se há característica que não é muito honrosa ou até digna de confiança, é a inconstância.
Claro que é cómodo mas ser volátil é uma covarde estratégia que pode ajudar a sobreviver no mundo porque a pessoa consegue camuflar-se (anular-se e omitir-se) e colar-se a outros (bajular) de maneira a ultrapassar certas situações, aproveitando-se delas.
Logo, como se pode confiar em alguém sabendo que ela vive conforme o seu interesse passageiro e imprevisível?!
Seria muito mais fácil não firmarmos os pés no chão, principalmente quando vemos que se avizinha um grande temporal e que uma grande onda irá se abater sobre nós!
Parece ser muito mais fácil, nos deixarmos levar pela maré e seguirmos a onda mas o custo dessa atitude é a violação da nossa auto-estima e fracassarmos.
Como fica uma pessoa sem personalidade quando se vê sozinha a encarar uma situação?!
Desorientada, no mínimo. Tudo porque nunca teve a coragem de enfrentar uma situação e, como temos medo de tudo aquilo que desconhecemos, uma situação nova vai dar a insegurança ou hesitação, que poderá não ser muita, mas será a suficiente para não agirmos no momento certo!
Uma pessoa assim nunca passará de uma existência medíocre e nunca irá saborear a vitória e a independência na sua plenitude!
Não sei... posso ser eu que estou a ver essas pessoas dá mesma maneira que eles se vêm!
Mas... enquanto a vida é uma estrada que segue em linha recta vamos acelerar ao máximo, sem pensar que mais a frente poderemos encontrar uma curva!