Inside those walls…
A “beleza interior” não é um mito!
Todos temos um núcleo (que chamamos “alma”) que define nosso carácter!
Como num átomo, em volta desse núcleo, há uma série de características que se desenvolvem influenciadas por ele. A esse conjunto de características chamamos “personalidade”!
Nada disto é estático, tudo vai sofrendo transformações. Claro, que, como tudo, haverá certas partes que podem ser menos estimuladas e exercitadas que outras e então sofrem um atrofio. Por exemplo, se você não se socializa pode começar a ficar com falta de auto-confiança que, consequentemente, irá torna-lo numa pessoa introvertida e envergonhada!
Quanto mais estimulada uma pessoa é, mais vigor terá se enfrentar essa situação ou acabará por ir se enfraquecendo ao fugir.
Por isso que digo que conheci uma jovem que era mais velha que a sua avó! A avó tinha mais dinâmica, mais garra que a neta, logo, era mais jovem! A juventude também está na cabeça das pessoas!
Eu acho que todas as pessoas são especiais. Todas são criaturas que Deus criou de forma única e com um potencial dentro delas para muito e, para isso, basta encontrar essa característica que os distingue dos demais e aproveitá-la!
Sempre ouvi dizer que “ninguém é tão pobre que não possa dar e ninguém é tão rico que não possa receber”. Há sempre algo de valor que você pode acrescentar na vida de outra pessoa nem que seja “emprestar seu ouvido” para ela desabafar!
Apesar de saber que a personalidade é influenciada pelo carácter, também sei que as aparências enganam! Existe muita gente que consegue moldar sua personalidade para ser uma pessoa boazinha mas, no fundo, ela deu lugar a muita coisinhas que, num piscar de olhos, podem vir a se revelar.
(Como aquelas histórias dos assassinos que todos dizem, com grande espanto, “mas ele era um vizinho tão bom!”)
As vezes é como domesticar um leão: podemos treina-lo mas ele nunca deixará de ser um animal selvagem e perigoso. Também, sempre ouvir dizer “ele é muito bonzinho mas pisa no pé e espera para ver o bonzinho!”.
Por isso, é que eu sempre digo que gosto de provocar as pessoas. Gosto de abaná-las para ver se as máscaras caem. Gosto de testá-las! (Todos fazemos isso, mas nem sempre de maneira consciente!)
“A mentira tem pernas curtas” por isso, uma pessoa pode tentar enganar os outros mas sempre deixará pistas e acabará por ser descoberta.
O grande problema é que vivemos num mundo superficial!
Ninguém leva um tempo para reflectir então as pessoas não vêm seu estado, não olham suas acções e depois não pensam nas consequências.
Essa ignorância é a causa porque as pessoas andam perdidas neste mundo. Aqueles chamados, por mim, “guerreiros sem causa”! Pessoas que adoptam uma ideia e a defendem com unhas e dentes mas não fazem a mínima ideia do que estão a fazer. Não passa de mais um modismo! Mais um caso que “todos estão a ir por ali então eu também vou!”.
Como mudamos isso? Honestidade!
Pense no que é e no que faz! Não tente se justificar e/ou culpar outras circunstâncias pelo que é! Seja honesto...
Acho que a partir daí sua consciência poderá ter uma ideia bastante razoável do que fazer!
Sugiro também ler:
I've seen angels fall from blinding heights But you yourself are nothing so divine Just next in line;
The optimism of a healthy mind is indefatigable.