HBZone
<-----------------------> H B Z O N E _ é _ p r o p r i e d a d e _ d e _ H U G O B E N J A M I M <-----------------------> H B Z O N E _ i s _ p r o p e r t y _ o f _ H U G O B E N J A M I M <----------------------->
Friday, November 23, 2007
  "Silence is the virtue of fools." - Francis Bacon
No outro dia, visitei aleatoriamente blogs pela internet, passando primeiro pelos conhecidos.
O resultado foi que eu fiquei espantado como há gente que, no seu viver, reflectem uma total falta de objectivo de vida! Como pessoas usam as coisas sem conseguir ver a importância e o poder que têm em mãos e a responsabilidade que isso acarreta (quando me refiro a “coisas” tanto quero dizer “a internet” como, de maneira mais abrangente, “a Vida”)!

Li textos ocos. Muitos deles limitam-se a apresentar uma sequência de palavras que não faz nenhum sentido e nem estão bem escritas mas também há aqueles, que são por mim apelidados de “heróis sem causa”, que têm textos bem fortes e parecem transmitir uma mensagem mas, numa análise mais cuidadosa, você vê que estão apenas a reproduzir e ecoar mensagens vãs. Não sei se as pessoas chegam a reler o que escrevem para ver se tem lógica ou se pedem alguma critica.

“Hipocrisia” foi uma palavra muito lida. Há muita gente que gosta de reclamar da vida, da política, da sociedade mas, no meio daquela murmuração, não encontramos uma sugestão para solucionar o problema ou uma atitude positiva (no sentido de “arregaçar as mangas”) face a este.

Pessoas que desistem de lutar também é comum. Talvez aqueles que já não escrevem nada com nexo um dia escreviam coisas positivas e depois regrediram para textos de derrotados e finalmente chegaram ao sem nexo.

Eu tento ser um rapaz comedido e consciente e por isso não escrevo textos quando estou mais de mau humor porque sei que posso, até inconscientemente, transmitir mensagens, de alguma forma, pesadas que seriam desagradáveis e sem nenhum propósito (como reclamar de professores, etc., etc.).

A verdade é que é essa a realidade em que vivemos, quer gostemos ou não, e há duas opções a tomar: ou desistir ou se adaptar.
Para desistir você pode virar as costas aos problemas e tentar ignora-los ou tomar uma atitude passiva e ficar no seu canto, vivendo sua vidinha egoísta, a resmungar.
Para se adaptar você vai ter que avaliar os recursos que tem, admitir os problemas e pensar em como lutar contra eles. Porque, citando Marcelo D2, “eu me organizando posso desorganizar”.

Mas certifique-se que, quando identifica os problemas, está mesmo a apontar para a sua origem e não as suas consequências, como quem reclama de má nota do teste e não vê que antes não estudou para ele.

O problema dos jovens (e da sociedade em geral) é bastante simples: não há lideres! Não há ninguém que se destaque pela sua capacidade de liderança, pelo seu punho!
Um líder é uma referência. Alguém que tem um poder emocional, espiritual, psicológico e, muito importante, moral sobre as pessoas. Uma autoridade.

As pessoas têm a tendência de confundir essa capacidade com o intimidar ou autoritarismo barato. Qualquer um consegue pressionar o outro ou mandar na vida do outro. Exige-se do outro padrões elevadíssimos enquanto, “lá em casa”, vive-se desregradamente. Nesse caso é sempre mais fácil encontrar soluções porque manda-se os palpites, sem grandes responsabilidades, e depois, se algo der errado, abandona-se o barco quando estiver a afundar.

Não há ninguém que seja ou tenha potencial de líder, tirando raras excepções. Não há quem imponha respeito, quem consiga mobilizar o pessoal... Pessoas que, posicionadas estrategicamente, iriam dinamizar todo o sistema.
Muitas vezes porque as pessoas acomodaram-se (o que é forma de desistência também). As pessoas habituaram-se a viver nessa rotina e enfrentar os problemas daria trabalho...
Resultado é que temos uma sociedade vazia e facilmente manipulável, que está numa decadência que consegue ver mas não gosta de admitir.

Não se pára para pensar nestas coisas e depois dá-se valor a coisas sem importância e abandona-se o poder para gente ganânciosa e mesquinha que o ocupa e o deturpa.
 
Comments:
Uma vez escrevi um post sobre isto das pessoas quererem líderes.
Gostava que as pessoas não dessem tanta importância aos líderes, por duas razões:
Uma é que isso costuma ser uma transferência de culpa.
Outra é que essa ansiedade por pessoas que as motivem leva-as a descurar o que é realmente importante, como por exemplo, a integridade.
 
Tens toda a razão, Tiago...
Este post é mais de reflexão onde eu quero apelar as pessoas para marcarem a diferença, sairem do comodismo e se voltarem a liderança da sua propria vida!

Se adaptar a realidade e organizar-se para desorganizar!
 
This comment has been removed by a blog administrator.
 
(Uau... bots que colocam anuncios em comentarios dos blogs?! Foi a primeira vez que isso apareceu aqui neste blog!)
 
Post a Comment



<< Home

My Photo
Name:
Location: Itaboraí, Brazil

Só uma mente divina consegue conceber um ser como eu!

View my Hi5 profile

View my Orkut profile

View my Twitter profile
=======================================



PREVIOUS POSTS
=======================================

LINKS
Sentido Contrário - Awls99
The New Atheist - Vit Esewer

=======================================

ARCHIVES
September 2006 / October 2006 / November 2006 / December 2006 / January 2007 / February 2007 / March 2007 / April 2007 / May 2007 / June 2007 / July 2007 / August 2007 / September 2007 / October 2007 / November 2007 / December 2007 / January 2008 / February 2008 / April 2008 / May 2008 / August 2008 / October 2008 / November 2008 / January 2009 / April 2009 / May 2009 / June 2009 / July 2009 / August 2009 / November 2009 / December 2009 / January 2010 / March 2010 / April 2010 / March 2011 /


=======================================

Adicionar HBZone aos favoritos!!!

HBZone