HBZone
<-----------------------> H B Z O N E _ é _ p r o p r i e d a d e _ d e _ H U G O B E N J A M I M <-----------------------> H B Z O N E _ i s _ p r o p e r t y _ o f _ H U G O B E N J A M I M <----------------------->
Saturday, October 25, 2008
  "Escrevi sobre... sapatos!"
[Palavras escritas que agora ganham novo significado, força e vida. Datado de 13 de Setembro de 2008, às 1:30]

Já alguma vez usaste um sapato tanto tempo e a andar tanto por terrenos tão acidentados que ele começou a pesar muito e a magoar os pés e depois chegas a altura que podes tirar o sapato mas nem o queres tirar porque, embora saibas que vais ter um grande alivio, sabes que vais fazer grande esforço ao tira-lo e vai ser até um processo doloroso?
E depois de descalçar o sapato?!
Pobre pé! Parece que até estar exposto à simples brisa o trás dor de tão maltratado que estava. Agora ele (o pé) merece um descanso, um carinho, um tempo para dedicar a ele.

Mas o sapato foi bastante útil! Foi ele que nos protegeu na caminhada e que, querendo ou não, nos ajudou a chegar até aqui. Com muita dor, sim! Mas sem ele não teríamos conseguido fazer a caminhada porque iríamos desistir logo de início nas primeiras pedras porque nossos pés não iriam aguentar.

Estou numa situação semelhante.
Explico:
Andei muito tempo com protecções que me pesam, me apertam, me magoam e agora sinto que estou seguro para tirá-las mas elas estão tão apertadas, tão bem presas que parecem não querer sair e doem tanto se tentar tira-las…
Elas protegeram mas também me marcaram.
Foram essas protecções que me ajudaram a atravessar tudo aquilo que passei e que me ajudaram a chegar agora neste ponto onde eu vejo que já não preciso delas. Protecções rústicas que fiz na minha caminhada a medida que via necessidade de me proteger. Protecções do meu coração, do meu “eu”.

Não tenho nenhum rancor contra elas. Não as vejo com mágoas.
Pelo contrário, reconheço nelas o seu valor de me manter vivo. Elas que me ajudaram a sobreviver nos momentos difíceis e elas que me fizeram chegar mais longe.
Ao vê-las lembro-me das situações que elas me livraram, dos golpes que ampararam, do tempo que me camuflaram ou como me ajudaram a atravessar temperaturas adversas, daqueles espinhos que elas resistiram com toda a sua força ao tentar me proteger deles… Cada furo, cada corte, cada queimadura que elas têm conta uma história que não me é agradável e essas marcas delas estão todas duplicadas em mim porque muitos daqueles golpes passaram… Mas eu sobrevivi!

Mas é tempo de descansar.
Já não há necessidade de carregar esse peso. Todo esse equipamento de guerra pode ser colocado de parte. Estou em paz! Alcancei o destino.

Parece que já nem estou habituado a ser assim livre! Sinto-me leve mas também um bocado exposto. Que esquisito!
Mas por incrível que pareça, descanso. Reclino-me e deixo-me estar quieto. Já não estou sobressaltado, sempre alerta, com meu instinto de sobrevivência pronto para o combate. (Isso também me deixava muito esgotado)
Em vez disso vejo detalhes que sempre me passaram despercebidos. Admiro pequenas coisas que são tão belas, suaves, agradáveis que eu, com aquilo tudo em cima, nem dava conta.
Assim estou feliz… e, depois de tanta luta, acho que mereço este descanso!
 
Comments:
Estava em divida com os meus leitores então resolvi partilhar este texto...
 
há um livro k tem o título "guardei as lágrimas no bolso". realmente na vida passamos por mts situações difíceis, a questão é o k fazer perante elas? mudamos nós? tentamos fazer com os outros mudem ou continuamos iguais?e os sapatos são usados diáriamente ou então ganhamos "calo".
bem, devo estar para aki a falar palavras sem sentido... :P
huguinho gostei do teu post
beijinhos amigo
é um texto mt bom para refetir.
 
Obrigado, Amiguinha!
Fazes sempre uns comentarios lindos...

Podias ter assinado mas ok... eu sei quem és e basta!

Beijão
 
O texto tá lindo, tá simples mas profundo, aliás é a sua simplicidade que o torna bonito :)Bjs
Dta
 
Bem, Hugo, protecções todos temos. Somos educados para possuirmos uma capacidade inata (paradoxo engraçado e propositado) de escondermos o verdadeiro "eu" dos outros. Com o tempo acabamos por o esconder de nós próprios, tornando-nos numa padronizada massa de hipocrisia; esta não é nem pode ser imputada porque não é apercebida ou intencional: é natural e isso é assustador. Somos absorvidos por um mundo cheio de falsa vivência, onde nos são impostos objectivos que assegurariam à partida uma existência realizada, desde que mantenhamos a nossa parte do acordo e nunca, jamais, usemos toda a racionalidade que nos foi dada. Somos encorajados a entorpecer os sentidos. Depois vendemos a natureza, algo novo para nós, ratos do betão, por vezes mesmo vivendo no country side.

A libertação só poderá causar liberdade. Mudei o tempo verbal porque não o experimentei. Ainda vivo entorpecido, à procura sei lá do quê, qual doente que podendo curar-se está de tal forma preso a uma inércia fortalecida que transforma o poder em dolorosa e conscientemente assistida impotência. Parabéns pelo desentorpecimento. Aproveita o chilrear, o cair, o correr, a natureza vista por cinco diferentes tão iguais. E no fundo descobres o tudo que o nada mas tudo isto nos oculta, e o papão nem sabe que a papa o torna papado, e cresce qual bola de cristalino gelo, descendo inconsciente e imparável pela montanha que é a dignidade, a felicidade e o alcance do mundo, do outro, do eu, do nós, do todos, e parece que até chego lá, está aqui um alçapão, mas é falso. Até quando, aglutinadora, enganadora sociedade, como podemos ser sociais, foi-nos imposto, no fim de contas nem é bem assim, somos bem mais naturais do que pensamos. E o absurdo nem o é tanto, e a loucura é sabedoria, afinal estavam sóbrios e os loucos somos nós, se é que se pode chamar loucura ao sono. E com esta agressão ao digno e respeitável dicionário me despeço. Vou sair do tugúrio que afinal é porta. Vou voltar para o verdadeiro tugúrio, alguém colocou uma placa indicando que o mundo é aqui. E o pateta virou meio montanha. Estes germânicos.
 
ola hugo.
vida de um sapato,ou vida dentro de um sapato!!quando os sapatos doi,é porque,caminhas te muito,ou entao,devia ter sapatos apropriado para os tipos de tarefas.Nao se pode subir as montanhas,com um sapatos d estilo citadino,nao se deve ir d tamancos jogar ao futebol.
resumindo a isso,temos vario fatore,vario criterios,cada coisa é destinado a cada funçao.uma simple dor nos pés,é como uma simple sensaçao d maú estar,nao se pode viver com falta d conforto,nao podemos,somente se ficas descalçado,e tornas te mais simple.ao menos nao haverá protecçao,mas terá mais sensibilidade...pois é,a sensibilidade,é uma quaestao,que orienta a cada individuo.

Saber viver,saber entender o proximo,é as vzes,temos tirar os nossos sapatos,para ser igula ao modesto,e aos simples..que por as vezes até dar os nossos sapatos a quem precisa ,porque afinal,para nadar no mundo ,para ir mais rapido,só vejo barbatanas.


masterJP online´s residence
 
Uma das razões que eu gosto de publicar pensamentos no blog é ver que, enquanto pode haver pessoas que não compreendem os textos, existem outras que dão um valor, um novo ponto de vista e encontram uma nova leitura...

Queria agradecer:
Ao 2o comentario anonimo porque, como já te disse, o teu comentário também foi extremamente simples e ai esta a sua beleza e singularidade;

Ao Lino... o que posso dizer?! I'm always amazed!

Ao JP... admite: só leste o primeiro paragrafo, nao foi?!

Diferentes pessoas dão diferentes leituras e cada um adapta o texto a sua realidade.

Obrigado...
 
Ola Hugo!!!

Que saudades... Achei que nao iria ler seus textos maravilhosos de novo! Que bom que voltou... E com um lindo texto, como sempre.

Conheco muito bem isso. As vezes sinto que tudo o que me protege eh exatamente o que me impede de andar, o que me desanima. As vezes tenho vontade de jogar tudo pro alto, de me livrar de tudo para poder voar mais alto, e tenho sentido isso muito nos ultimos tempos.

Mas sei que essas coisas que hoje parecem me atrapalhar foram as que me permitiram chegar ate aqui, e eh gracas a elas que me mantenho no caminho certo na maior parte das vezes.

Que bom que voce apareceu pra me visitar. Estava sentindo realmente muita falta. Nos ultimos tempos tenho corrido tanto, nao dou mais atencao para as pessoas que eu sempre conversava antes... Mas sei que isso vai valer a pena no futuro.

Nao nos abandone de novo! Prometo que vou tentar comentar sempre que voce fizer um post novo.

Te adoro
bjs
Vit :)
 
Post a Comment



<< Home

My Photo
Name:
Location: Itaboraí, Brazil

Só uma mente divina consegue conceber um ser como eu!

View my Hi5 profile

View my Orkut profile

View my Twitter profile
=======================================



PREVIOUS POSTS
=======================================

LINKS
Sentido Contrário - Awls99
The New Atheist - Vit Esewer

=======================================

ARCHIVES
September 2006 / October 2006 / November 2006 / December 2006 / January 2007 / February 2007 / March 2007 / April 2007 / May 2007 / June 2007 / July 2007 / August 2007 / September 2007 / October 2007 / November 2007 / December 2007 / January 2008 / February 2008 / April 2008 / May 2008 / August 2008 / October 2008 / November 2008 / January 2009 / April 2009 / May 2009 / June 2009 / July 2009 / August 2009 / November 2009 / December 2009 / January 2010 / March 2010 / April 2010 / March 2011 /


=======================================

Adicionar HBZone aos favoritos!!!

HBZone