Make me feel alive!
Prazer! Sentir aquela satisfação que nos faz sentir vivos!
Não sei... andei pensando nestes dias de onde vinha essa sensação.
Ainda é uma teoria que estou a elaborar mas acho que sempre que se sente uma fase tensa com um resultado que nos é favorável tem-se como resultado o prazer!
Quanto mais tensa é a fase maior é o valor do resultado para nós o que nos aumenta também o prazer que sentimos.
Isso explica os desportos radicais, como por exemplo, bungee jumping! Afinal a pessoa ao dar aquele salto tem sempre na cabeça que pode estar ali se suicidando e, no final, vê que afinal não foi desta vez.
Pensando assim, considero que o prazer é um sentimento de conquista! Alcançamos algo!
Existe aquela máxima que todos conhecem: “vive cada dia como se fosse o último!”, e logo lhe associam a busca do prazer.
Pois eu não discordo. Mas acho que as pessoas banalizaram e deturparam um bocado o sentido das coisas.
Diferencio o prazer pelo seu resultado.
Podemos estar a criar ou a destruir. Podemos ser produtivos e fazer algo proveitoso que sirva para edificação de algo (dentro de uma relação, de um projecto,...) ou podemos provocar desgraças.
Em exemplo simples: se você fez alguém se sentir bem ou se sentir mal?
A diferença dos dois é até bastante grande.
Criar é algo que demora tempo, esforço e dedicação, sensibilidade e um bocado de altruísmo (talvez). Vejamos isto como um cultivar.
Seus efeitos, geralmente, não estão sujeitos a reprovação e produzirá orgulho e irá preencher você por dentro.
Destruir algo é mais fácil. Instintivo! Selvagem até. Não precisa de muita dedicação ou tempo (só se a pessoa tiver mesmo a intenção de provocar o máximo de danos possíveis). Um agir sem olhar consequências.
O seu efeito pode ser mais imediato mas tem consequências drásticas.
Como semelhança vemos os efeitos que são marcantes, perduram e que para sempre estarão associados às pessoas que viveram esses momentos.
Essa associação pode estar só na consciência da própria pessoa mas a verdade é que estará lá e ninguém apagará.
Isto me faz pensar em como há pessoas que devem ser torturados fortemente pela sua consciência.
Já vi tantas pessoas dizerem que “são más porque gostam” e isso me trás um sentimento de pena. Que pobres são essas pessoas! Verdadeiramente dignas de pena! Tudo isso que dizem é mentira porque na realidade, elas não conseguem criar e ser uma mais-valia para o mundo e, assim, libertam suas frustrações em direcções de inocentes.
Da mesma forma olho para pessoas e consigo me alegrar com a alegria delas. Parece que sinto aquela satisfação também. Por isso que gosto muito de sorrisos verdadeiros!
Aquele prazer parece mesmo transbordar da pessoa.
Isso sim deve ser a definição de sucesso. Uma pessoa bem sucedida tem essa felicidade genuina, esse prazer que contagia os outros.
[Eu tenho tanta coisa na cabeça para escrever... eu acho que estou viciado em escrever! Mas tenho tido tão pouco tempo. Por isso a todos queria pedir desculpa, sempre que puder virei escrever mais e qualquer dia já haverá outro post aí! Comentem e, é pouco provável mas, se não nos virmos antes: FELIZ NATAL!!!]