“I believe: whatever doesn’t kill you only makes you ‘stranger’!”
[ O título deste post é a citação do trocadilho com o qual o Joker se revela no filme Batman: Dark Knight.]
Na nossa vida, existe e sempre irão existir as mudanças.
Porque o mundo está em constante mudanças e nós também temos que obedecer ao ciclo da vida.
Hoje em dia, somos influenciados por tantas coisas. Todos os dias somos bombardeados por uma enorme quantidade de publicidade que aparece para (re)criar novas tendências da moda, que alteram o comércio e muda o nosso estilo de vida.
É praticamente inevitável não sofrer nenhuma alteração quando se está perante uma nova tendência. Podemos aceitá-la, aderi-la ou contrariá-la mas acho que nunca seremos totalmente neutros quando confrontados por ela.
Temos a nossa cultura, conhecimento, discernimento, moral, religião e tantos outros fatores que podem alterar nossas opiniões e pontos de vista. Todos esses fatores formam a nossa identidade e se temos uma personalidade forte e somos fiéis a nós mesmos, respeitando a nossa individualidade, não vamos ser facilmente influenciados.
Admito que tenho uma preferência por adotar uma postura de “do contra”. Porque tudo que é facilmente aceite e se torna popular parece que perde o valor, banaliza. Ser “do contra” dá mais originalidade, um charme especial.
Embora também seja um grande adepto dos valores e bons costumes. Com isto não quero dizer que tenho uma mente fechada para as tradições mas acho que educação, cultura, o saber conversar, família e tantas outras coisas assim são valores que são benéficos a todo o ser humano e devemos lutar para mantê-los e reavivá-los no nosso meio.
Tudo muda e todas as situações da nossa vida aparecem para nos testar. E todos os testes da nossa vida aparecem para mudar as coisas. É um ciclo.
Nós também testamos tudo só que muitas vezes não reparamos.
Cumprimentamos uma pessoa com um simples “Oi” e esperamos uma reação porque testamos a simpatia, educação e/ou amizade da pessoa. Se for alguém que já conhecemos podemos até testar o seu humor assim.
Para quê? Para mudarmos o nosso comportamento adaptando-o a situação que nos é apresentada.
Tudo muda mas é sempre importante termos os alicerces firmes. Porque falei em modas, pontos de vista, humor, etc que são coisas triviais mas quando se trata de coisas importantes como a identidade e sociedade é bom que não sejam coisas tão inconstantes mas estáveis e que, se for para sofrer alterações, que seja para melhor.