HBZone
<-----------------------> H B Z O N E _ é _ p r o p r i e d a d e _ d e _ H U G O B E N J A M I M <-----------------------> H B Z O N E _ i s _ p r o p e r t y _ o f _ H U G O B E N J A M I M <----------------------->
Tuesday, May 19, 2009
  Think happy thoughts!
Uma das grandes características da infância é a magia que ela tem!
Vivemos sem grandes preocupações porque o nosso universo é pequeno. Então podemos nos dar ao luxo de sonhar sem muitas elaborações e criar fantasias e brincar com a realidade.

Mas, há um ponto da nossa vida em que a própria vida começa exigindo mais de nós e então temos pouco tempo para sonhar e o sonho já não é prioridade na nossa vida.

Acho que até pode deixar de fazer parte da nossa rotina diária e, por isso, começamos a menospreza-los, evita-los, desvaloriza-los para essa separação não ser tão dolorosa.

Mas eles continuam a existir e, as vezes, só precisam de alguma coisa que os faça despoletar para voltarem a se infiltrar na nossa mente.

A sensação que se tem quando voltamos a sonhar é que voltamos a ser crianças.
O que acontece é que podemos ser guiados por uma fantasia e a realidade não tem o mesmo domínio sobre nós.

Num mundo onde há stress e onde a realidade do dia-a-dia por vezes é dura talvez sonhar seja algo de bom que nos vem abrigar.

Queria dizer que voltei a sonhar!

Não que alguma vez tivesse parado de o fazer. Nunca houve esse corte porque tenho consciência que preciso da minha imaginação para simular a realidade e pensar sobre ela.

Mas... desta vez estou sonhando em grandes proporções e o melhor de tudo é que não sou o unico.

O meu sonho está se misturando com a realidade e a realidade está mais bem feita que o meu sonho.

Sempre tive medo de ser confrontado com meus sonhos de infância porque eles sempre foram melhores que a realidade.
Por isso, não gosto de ver as séries que eu gostava quando era pequeno (como Macgyver, Esquadrão Classe A,...) porque ao ve-las agora vou contestar muito a sua qualidade.

Mas o meu sonho agora não é tão fantasioso. Agora meu sonho é bem mais acessivel.

Será que os sonhos também ficam menos ambiciosos e ousados? Ou também amadurecemos no sonhar? (por exemplo: quando era pequeno sonhava em construir um robot gigante -por ver as séries japonesas- hoje já sonho só em com coisas mais construtivas).

A verdade é que sonhar é bom!
 
Sunday, May 10, 2009
  Deal or no deal
Eu comentei sobre o comportamento da sociedade face ao acordo ortográfico, no ultimo post. Expliquei que não ia me pronunciar tanto sobre a parte técnica por não ter informações suficientes e, por isso, poder induzir os outros em erro.

Agora foi levantada a questão para mim: afinal, sou a favor ou contra o famoso acordo?

Eu considero que a lingua é uma ferramenta da comunicação. Sendo assim, é natural que ela sofra transformações e precise de passar por uma revisão e reciclagem de vez em quando de forma a se ajustar a dinâmica social.

Também conseguimos ver facilmente que a lingua portuguesa, quando usada no seu estilo mais erudito, é bastante semelhante tanto no Brasil como em Portugal, por isso, a argumentação de fortalecer a lingua e ajudar ao comércio e editoras parece convincente.


[Imagem: Gossip - Norman Rockwell.]

 
Saturday, May 09, 2009
  Acordar em desacordar
Vejo, na televisão, que o Brasil está fazendo toda uma campanha para divulgar o acordo ortográfico. Há realmente um esforço nacional para se reeducar e se adaptar ao acordo.

Porém... aqui, em Portugal, não vejo isso.

Claro que há a tradição portuguesa de fazer as coisas na ultima hora.
(confesso que desconhecia esse factor e ainda não me habituei a ele. Por isso que sou sempre um dos primeiros (se não for O primeiro) a esperar nos locais e depois de algum tempo chega sempre um português que admite a culpa invocando a tradição)
Então, sabendo que têm um prazo que ainda não chegou...

Mas há a acomodação e indiferença “normal” que é compreensível por ser a tal tradição mas também encontramos um fenómeno que aparece em ocasiões muito inusitadas: o patriotismo desenfreado.

Porque esse fenómeno é estranho?
Quero lembrar que em 2004 foi o Scolari que apresentou a bandeira aos portugueses e pediu para apoiarem a seleção.
No meu post anterior, falo da importância da presença e do apoio e que isso mostra uma sensibilidade, atenção e amor. Se é preciso haver apelo na televisão (por um treinador estrangeiro) para vestirem as cores do país, adoptarem a bandeira e estarem presentes a apoiar... onde está o amor?!

Então, há o tal patriotismo desenfreado que faz com que as pessoas vejam que está ameaçada a sua imagem nacional (qual imagem?) e por isso fazem campanhas e acordos para desacordar e minar aquelas potenciais ameaças.

O acordo por mim, sinceramente, não faz diferença para mim. O que me incomoda são os revolucionários do momento que fazem correntes nos e-mails “minha pátria, minha lingua”, etc, etc, etc...

Para fazer campanhas com grande impacto, há que saber manipular a ignorância dos manifestantes e, assim, nesse meio encontramos um monte de erros e coisas sem sentido que são faladas só para atiçar essa gente que parece que acordou agora de um sono e por isso ainda está meio desorientada.
“Ahhh ‘pacto’ vai ser ‘pato’! Quac-quac!” – Mentira! Mas... um manifestante não vai ver se isso está certo porque o importante é fazer barulho. Não é pela causa... é só mesmo pelo barulho.

A realidade é que houve um acordo de todos os países que falam português para unificarem a ortografia (e não a lingua). Será que foi boa ideia?! Não sei. Também vou ter que me acostumar com a ideia. Agora usar a desculpa para ser xenófobo...

De maneira bem pessoal, dói-me essa aversão ao Brasil.
“Qualquer outro país é bem vindo mas aqueles caras que criamos e cresceram mais que nós...”

Disto surgem mitos urbanos:
“_Ahh la no Brasil é assim mesmo!
_Mas... você já foi no Brasil?
_Não... mas me disseram.”

E aproveito para dizer uma coisa:
Devia haver uma regra! Uma norma imposta pela decência que dizia algo do tipo: Se só colocas defeito numa coisa, é indecência tua usufruir disso!
Porque encontro gente falando mal sempre mas depois de onde vão tirar musicas e outras coisas?!

Quero dizer que os brasileiros não têm defeitos?
Não, claro que não. Mas também não podemos olhar só pelos estereotipos, porque se formos por eles até o Zé Povinho português é um total idiota!

Tenho aqui muitas ideias soltas mas... acho que dá para ver o sentimento que impera!




Sugiro também a agradável leitura do post de um amigo sobre o assunto.
 

My Photo
Name:
Location: Itaboraí, Brazil

Só uma mente divina consegue conceber um ser como eu!

View my Hi5 profile

View my Orkut profile

View my Twitter profile
=======================================



PREVIOUS POSTS
=======================================

LINKS
Sentido Contrário - Awls99
The New Atheist - Vit Esewer

=======================================

ARCHIVES
September 2006 / October 2006 / November 2006 / December 2006 / January 2007 / February 2007 / March 2007 / April 2007 / May 2007 / June 2007 / July 2007 / August 2007 / September 2007 / October 2007 / November 2007 / December 2007 / January 2008 / February 2008 / April 2008 / May 2008 / August 2008 / October 2008 / November 2008 / January 2009 / April 2009 / May 2009 / June 2009 / July 2009 / August 2009 / November 2009 / December 2009 / January 2010 / March 2010 / April 2010 / March 2011 /


=======================================

Adicionar HBZone aos favoritos!!!

HBZone